Como Desentupir o Ouvido

  Desentupir o Ouvido é Assim Também!

Como desentupir o ouvido

O ouvido é um órgão muito sensível que pode ficar entupido por diversos motivos como por excesso de cera, após a natação, subindo em uma serra e até mesmo voando de avião. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar danos nos tímpanos.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam a cera do ouvido é uma proteção natural e não deve ser removida, exceto em alguns casos que apenas um médico especialista em otorrinolaringologia poderá detectar. Para limpar os ouvidos utilize um cotonete superficialmente evitando empurrar a cera que pode deixar o ouvido entupido.

Dicas para Desentupir o Ouvido

1 – Durante um Voo ou uma Serra a sensação de ouvido entupido se dá devido à pressão que se sofre ao subir ou descer. Para aliviar a sensação boceje, ao bocejar o lóbulo da orelha abaixa aumentando a passagem de ar e diminuindo a obstrução responsável pela sensação de entupimento. Mas, se mesmo assim não funcionar tente mascar chiclete que tente aliviar o incomodo, outra maneira utilizada é tampar as narinas, fechar a boca e forçar o ar como se estivesse soprando.

2 – Água de Piscina: é muito comum após a natação ou um dia de lazer na piscina entrar água nos ouvidos e causar a sensação de surdez. Para retirar esta água existem três métodos utilizados.

Primeiro: vire a cabeça de lado deixando o ouvido entupido para baixo, dê três tapas leves na cabeça logo acima da orelha.

Segundo: coloque uma toalha no ombro e deite o ouvido entupido sobre ela, puxe o lóbulo para abrir passagem à água.

Terceiro: no chuveiro deixe a água cair dentro do ouvido entupido e em seguida vire-o para baixo deixando toda a água escorrer, podendo ser feito também com o auxilio de uma seringa.

3 – Resfriado, Gripe e Sinusite: nestes casos o ouvido entope, pois existe uma ligação com as narinas que provavelmente também estarão congestionadas.  Por isso, mantenha o nariz descongestionado assoando com frequência sem fazer força, abuse dos soros e faça inalação apenas com soro fisiológico.

Se mesmo utilizando das dicas o ouvido permanecer entupido, procure um médico, pois pode haver uma infecção.

por: Natalia Oliveira