Como Desentupir o Nariz

Desentupir o Nariz sem mistérios

Como Desentupir o Nariz

Como Desentupir o Nariz

As narinas podem ficar congestionadas por causa do acumulo de mucosa causado por vírus e bactérias responsáveis pelo resfriado, gripe, rinite alérgica e sinusite. Podendo também ter a passagem de ar limitada por causa da poluição, por isso, para evitar que as narinas fiquem entupidas é necessário fazer uma lavagem nasal diariamente, pelo menos uma vez ao dia. Ao fazer uma correta higienização estará prevenindo doenças e evitando que as narinas fiquem congestionadas.

Algumas pessoas costumam assoar o nariz para desobstruir, mas o que poucas sabem é que para desentupir o nariz de maneira correta, não se deve assoar com força, isso faz com que a mucosa acumulada vá para os ouvidos podendo causar otite (infecção nos ouvidos). Por isso, é necessário borrifar soro nas narinas várias vezes ao dia, isso faz com que a mucosa se dissolva escorrendo naturalmente, não sendo necessário assoar, fazer inalação apenas com o soro tem o mesmo efeito assim como respirar o vapor do chuveiro.

Mas, o mais indicado é fazer a lavagem nasal como prevenção, podendo ser usado também para descongestionar a passagem nasal, por isso, é importante aprender  como desentupir o nariz usando o método de Lavagem Nasal corretamente.

 Lavagem Nasal

O lavador nasal é encontrado em farmácias e fácil de usar, dentro dele coloque um pouco de água morna que deve estar na temperatura do corpo para evitar queimaduras indesejadas, uma colher de café de sal e mexa bem. O sal deve estar completamente diluído para não causar irritação.

Encaixe a ponta do lavador nasal em uma das narinas e incline a cabeça para o lado contrário, a água irá entrar por uma narina e sair pela outra. Repita o processo do outro lado. Após a lavagem assoe o nariz sem tampar as narinas.

A lavagem nasal serve para desentupir nariz somente se a pessoa não estiver com sinusite aguda.

Em bebês não se deve usar o lavador nasal, porém existe o sugador de nariz que serve para descongestionar as narinas de recém-nascidos. Que deve ser usado somente se houver muita secreção, caso contrário opte em usar um cotonete e para remover casquinhas secas use o cotonete úmido.

por: Natalia Oliveira

Leave a comment